segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inglaterra, na companhia de sua mulher, Maria Eduarda Runa




Afonso da Maia estudou literatura inglesa; interessou-se pela cultura, por cavalos, pela prática da caridade; - e pensava com prazer em ficar ali para sempre naquela paz e naquela ordem.
Mas Afonso percebia que sua mulher não era feliz. Estava quase sempre pensativa e triste, tossia sempre pelas salas. À noite sentava-se junto do fogão, suspirava e ficava calada…
Pobre senhora! A nostalgia do país, da parentela, das igrejas, fazia com que ela ficasse cada dia mais doente. Ela era uma verdadeira lisboeta, pequenina e trigueira, sem se queixar e sorrindo timidamente, odiava, desde a sua chegada a Inglaterra, aquela língua estranha, aquelas pessoas com outra religião. Ela, só à noite, indo refugiar-se no sótão com as criadas portuguesas, podia rezar o terço.
Odiando tudo o que era inglês, não consentira que seu filho, o Pedrinho, fosse estudar para o colégio de Richmond. Afonso, para a tranquilizar, dizia-lhe que o colégio era católico, mas a pobre senhora não acreditou e mandou vir de Lisboa o padre Vasques.
Às vezes, Afonso interrompia as lições do padre e agarrava na mão do Pedrinho para o levar, para correr com ele junto ao rio Tamisa. Mas a mamã vinha logo a correr, cheia de terror, para embrulhar o menino numa grande manta. Pedro, quando estava na rua, como estava acostumado ao colo das criadas e aos mimos da mamã, tinha medo do vento e das árvores. O pai ficava pensativo e triste por ver a fraqueza do filho…


1. Afonso da Maia e a sua mulher, Maria Eduarda Runa, estão agora a viver em Inglaterra.
1.1. Que fazia Afonso da Maia?
1.2. Como passava os seus dias?
1.3. A personagem feminina gozava de boa saúde? Justifique.
1.4. A mulher de Afonso da Maia gostava da língua inglesa?
1.5. Além da língua, há mais alguma coisa de que a pobre senhora não goste naquele país estranho?
2. O casal tinha um filho pequeno, o Pedrinho.
2.1. Onde estudava o Pedrinho?
2.2. Às vezes, Afonso da Maia tomava uma atitude em relação ao filho. Que fazia nessas ocasiões?
2.3. Pedrinho gostava de ir passear com o pai?
2.4. Como ficava Afonso da Maia ao ver as reacções do filho?

II

1. Em cada uma das séries dadas, indique o intruso:

1.1. Interessar-se, refugiar-se, ocupar-se, preocupar-se, importar-se
1.2. Pensativa, concentrada, meditativa, absorta, distraída
1.3. Nostalgia, caridade, saudade, tristeza, melancolia
1.4. Estranha, igual, esquisita, desconhecida, exótica

2. Preencha os espaços com as formas convenientes dos verbos:

2.1. Afonso da Maia __________ (estudar) literatura inglesa.
2.2. A pobre senhora, à noite __________ (sentar-se) junto do fogão e __________ (passar) a noite a suspirar.
2.3. Afonso da Maia __________ (pegar) na mão do filho e __________-o (levar) a passear pelas margens do Tamisa.
2.4. O menino __________ (ir) todo embrulhado na grande manta da mãe.
3. Coloque a preposição adequada:
3.1. O pai interrompia as lições __________ padre e segurava a mão __________ menino __________ o levar __________ a rua.
3.2. O menino era muito medroso, tinha medo __________ vento, e __________ barulhos __________ rua.

4. Preste atenção às frases:

Pedro estava na rua.
Pedro tinha medo do vento e das árvores.

4.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de tempo.


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http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/jornais/jornais-ler-fazer.doc