quinta-feira, 12 de março de 2009

O vizinho misterioso



Foi no ano passado e era Outono. Não o Outono verdadeiro, sem verde nas copas, com o chão carregado de pequenas manchas douradas das folhas pelas árvores. Não era o Outono frio a soprar e a chuva a cair. Era só o início da estação, ainda havia sol, um pouco das lembranças da praia, os preparativos para um novo ano lectivo e um tom bronzeado na pele onde sobrava um bocadinho de sabor a sal da água do mar.
Eu vinha para casa, sozinho, carregado com dossiers novos, canetas novas e muitas ideias novas. Ao entrar na minha rua ouvi miar. Dei facilmente com o gato: tinha os olhos mais bonitos que jamais vi num gato. Eram azuis e olhavam-me a pedir. Pedia alguma coisa aquele gato. Qualquer coisa: uma migalha que fosse, de preferência barrada de afecto. Notava-se bem que o animal já não comia há muito tempo. Tinha as costelas a verem-se, parecia a grade de ferro que há à entrada da minha escola, toda às risquinhas por ali fora...
Sem pêlo, era uma chaga viva. Fora muito mal-tratado e tinha uma ferida enorme na cabeça...
Hesitei por momentos e pedi-lhe que me esperasse.
Coloquei os meus embrulhos à porta e voltei para o buscar.
Certamente fora abandonado por alguém que partira para férias e, muito simples e cruelmente, não se estivera para ralar com ele.
Agarrei-o com cuidado, não o fosse magoar ou ele magoar-me a mim, assustado e a recordar-se de experiências recentes. Ele deixou-se apanhar com facilidade, talvez sem capacidade de revolta, talvez porque, finalmente, confiasse em alguém.
Levei-o para casa.
A princípio, julguei que os meus pais me iam atirar pela janela fora mais o gato. Nada disso se passou. Os três, os meus pais e eu, durante semanas seguidas, tratámo-lo com todo o cuidado.
Aos olhos azuis, pouco a pouco, foi-se juntando uma pelagem amarelada que escureceu com o tempo. Na Primavera tínhamos um gato novo.
O Anti-Ratos - é esse o seu nome - é hoje um siamês gordo e preguiçoso, feliz.

Alexandre Honrado, O Vizinho Misterioso




 
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/jornais/jornais-ler-fazer.doc